quinta-feira, 29 de julho de 2010



Os Idosos estão felizes e isso é maravilhoso e justo, é muito bom ver o que está acontecendo em benefício dos nossos Idosos,depois de tantos tempos de abandono e preconceitos hoje é uma ds áreas mais privilegiada da administração municipal, é bom lembrar que a valorização do individo na terceira idade beneficia toda população principalmente aqueles que ainda não são idosos, pois os mesmos vão viver numa sociedade bem mais conciente em referéncia ao respeito dos direitos sociais dos idosos.

sábado, 24 de julho de 2010

GERAÇÃO DE RENDA PARA O CIDADÃO APODIENSE

skip to main | skip to sidebar

sábado, 24 de julho de 2010
Prefeitura do Apodi capacita mais de 500 apodienses para o mercado de trabalho


A Prefeitura do Apodi, via Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), vem capacitando dezenas de jovens cadastrados no programa Bolsa Família, com vários tipos de cursos profissionalizantes para garantir seu futuro no disputado mercado de trabalho, ministrados por profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Desde o inicio da gestão da prefeita Goreti da Silveira Pinto (PMDB), a Prefeitura do Apodi já capacitou mais de 500 profissionais capacitados nos ultimo meses.

Recentemente, foram ministrados os cursos de “Fabricação de Doces de Frutas” e “Corte de Cabelo e Escova”, garantindo assim qualificação para cerca de 50 pessoas. “Já capacitamos quase quinhentas pessoas nestes últimos meses e, com o apoio que venho recebendo da prefeita Goreti Pinto, vamos continuar buscando mais curso e capacitando mais pessoas para que elas possam com sua nova profissão buscar melhorar a sua renda familiar. Isso é muito importante para a melhoria da qualidade de vida da nossa população, é uma preocupação constante da nossa prefeita”, destacou Laete Oliveira.

Os cursos são realizados na sede do Núcleo de Apoio ao Idoso, Centro de Referência da Assistência Social, Centro de Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda. Na maioria dos cursos, a Municipalidade tem garantido um kit de material para os profissionais atuarem em sua nova profissão.

Essa é uma oportunidade que a Prefeitura de Apodi e os parceiros têm para capacitar a comunidade apodiense, possibilitando condições, inclusive, de melhoria da renda familiar. Além disso, a professora Lucélia Dantas de Sena explica que todos os alunos se tornam multiplicadores dos conhecimentos adquiridos, ensinando outras pessoas.
A Prefeitura do Apodi vem articulando a realização de novos cursos no município junto ao Senar, Senai, Sebrae e Senac. “Com essas capacitações, objetivamos melhorar a empregabilidade do cidadão para que, como profissional, consiga atuar no mercado da melhor forma possível”, disse o gerente do Senar, Glauco Carvalho.

A prefeita Goreti Pinto tem acompanhado os cursos e demonstrado total interesse em continuar investindo na qualificação dos jovens do município.


O Secretário Laete Oliveira está promovendo uma política de assisténcia e desenvolvimento social, em nosso municipio, com abrangéncia para toda classe de trabalhador, uma dessas muitas atividades são os cursos que estão acontecendo com uma frequencia na qual podemos dizer que está sendo feito em apenas um ano o que não foi feito em dezenas de anos, o secretário Laete com o apoio da prefeita Goreti e a dedicação de seus coordenadores vai atingir a média de quatro anos em um, o que significa salientar que no decorrer dos quatro anos serão avançados 16 anos.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ação Social

Prefeitura de Apodi recebe ‘tenda de circo’ para realização de eventos sociais e culturais.






A Secretaria de Ação Social é recordista em realização de eventos e capacitações, sendo que o município de Apodi é portador de uma gigantesca massa de atrações culturais, o que sem sombra de dúvidas serão beneficiados com o ‘circo cultural’.

Sempre houve muitas dificuldades quando se pensava em um evento aberto ao público, o sol escaldante do semi-árido sempre foi à principal dificuldade para manter ativa a participação da população. Agora essa lona irá proporcionar um espaço importante para ação social do município.

“A cultura e ação social é uma das grandes fortalezas do município de Apodi, e meu objetivo é garantir que essas potencialidades sejam garantidas, e respeitadas. Dessa forma estamos adquirindo esse circo, uma lona que servirá como uma tenda para o desenvolvimento dessas atividades” – afirmou a prefeita Goreti ao entregar a lona do circo nas mãos do Secretario Laete Oliveira.

terça-feira, 20 de julho de 2010

PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO SOCIAL






Buscando estimular o desenvolvimento social com a participação ativa das famílias, a Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, realizou a solenidade de enceramento do curso de Corte e escova em cabelos.

A solenidade aconteceu nesta terça-feira (20) no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), na rua luiz jacinto bairro lagoa seca, estiveram presentes na solenidade secretario de assistência social Laete oliveira alem dos coordenadores dos programas sócias.

O curso de curso de Corte e escova foi ministrado pela profissional do SENAC, monitora Márcia Maria, com duração de 30 dias (80h), no horário de 7 as 11:00 horas de segunda a sexta feira, formou 20 mulheres aptas a realização de corte, alisamento, escova, hidratação, penteados e coloração. “Eu já havia feito cursos no Senac, mas não me achava segura para abrir meu próprio negócio. Então resolvi fazer o curso para aprimoramento das técnicas de cabeleireiro e agora conseguir montar o meu salão”, declarou uma das concluintes do curso.



segunda-feira, 19 de julho de 2010

Prefeitura do Apodi e Conab distribuem alimentos para famílias carentes




Um trabalho da Prefeitura do Apodi via Comissão Municipal de Defesa Civil e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB/RN), vem garantindo a distribuição de alimentos para centenas de famílias do município atingidas pela seca verde.

O municipio de Apodi conta com uma população de mais de 37 mil habitantes, sendo que 46%, conforme registro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), residem e trabalham na zona urbana. São aproximadamente dezoito mil habitantes que moram no perímetro rural apodiense e vivem na expectativa de conseguirem emprego, mas a característica do município é essencialmente agrícola e como ficou comprovado uma seca verde na região que causou impacto na produção de grãos, gerando uma carência em alimentos para os moradores da zona urbana e rural.

A Comissão Municipal de Defesa Civil fez um levantamento em parceria com os Conselhos de Bairros, Associações e Igrejas, que receberam as doações de acordo com o cadastro de cada Entidade.

No Bairro Malvinas: 140 famílias; Bairro Bacurau I: 66 famílias; Bairro São José: 170 famílias; Garilandia: 30 famílias; Bairro Bico Torto: 40 famílias; Pastoral do Idoso: 50 famílias; Pastoral da Criança: 50 famílias; Igreja de Cristo 100 famílias; Assembléia de Deus: 100 famílias e Oficina de Arte Vitoriam: 25 famílias. uma média de 7.500 kg de farinha, 1.300 kg de leite em pó e 7.500 kg de feijão.

"Precisamos ter um estoque estratégico para os meses vindouros de Outubro a Dezembro", argumentou Marcilio Reginaldo, Coordenador de Defesa Civil de Apodi.

Segundo ainda Marcilio Reginaldo, o quadro que se desenha em Apodi é complicado para quem trabalha na zona rural, com 54% da polução do município, cinco mil agricultores que dependem da Agricultura de subsistência.

A CONAB fez uma doação de 11 toneladas de Feijão e a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos fez a distribuição aos Assentamentos e Associações.

As dificuldades já não são maiores na região da Chapada do Apodi, porque o inverno em 2008 e 2009 foi forte, deixando todos os pequenos reservatórios cheios, até mesmo aqueles com pequenas cabeceiras. “Esta água está sendo a salvação dos rebanhos bovinos e principalmente de caprinos”, diz o secretario de Agricultura, Eron Costa, alertando que os reservatórios são pequenos e não suportam mais do que cinco meses de estiagem. Já estariam chegando ao limite.

A prefeita da cidade, professora, Maria Goreti Silveira Pinto (PMDB), diante do quadro, já Decretou Estado de Emergência no município de Apodi, o que deve acontecer também nos demais municípios que ainda não providenciaram o mecanismo legal para receber ajuda dos governos do Estado e Federal.

O decreto permite, por exemplo, que o município seja beneficiado com o Programa Operação-Pipa, distribuição de cestas básicas do Ministério da Integração Nacional e Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Ascom - Apodi

terça-feira, 13 de julho de 2010

Projeto busca interação entre pais e filhos pela brincadeira







Assistência Social

O CRAS – I Apodi, Centro de Referência de Assistência Social, iniciou nesta terça feira 13/07, um novo Serviço de Convivência Social entre famílias. Trata-se do projeto “Serviço de Convivência Social pais e filhos” trata - se de um programa de acompanhamento entre pais e filhos que pode ser realizado uma ou duas vezes por mês. Estimular a relação afetiva entre pais e filhos com momentos de brincar, Esse é o principal objetivo do projeto que esta sendo desenvolvidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Apodi.
A proposta é resgatar e estimular a união de pais e filhos nas brincadeiras e melhorar a estrutura familiar, com melhor entendimento entre ambos. A reestruturação da família para combater problemas como a violência é hoje um dos principais desafios da sociedade. De acordo com Suely Veríssimo, Psicopedagoga, o “brincar em família” é fundamental para estreitar os laços de pais e filhos. Através da brincadeira, por exemplo, a criança exterioriza muitos sentimentos e características da personalidade. “As famílias devem aproveitar esses momentos para unir-se mais”, destaca o coordenador do Cras Ismael Simão.
As crianças que faz parte do grupo de capoeira e do grupo de crianças Cras, estiveram juntos aos pais realizando atividades lúdicas, pedagógicas e brincadeiras dirigidas por um período de 1 hora pela equipe do Cras formada pelos técnicos Assistente Social e Psicopedagoga. O objetivo é obter um fortalecimento de vínculo e desenvolvimento das crianças.
O encontro serviu para a identificação da realidade social das famílias. Ao todo 65 pessoas participaram entre pais e filhos. O projeto cria uma interação entre pais e filhos, com serviço de convivência para que o CRAS conheça a família para a aplicação do PAIF – Programa de Atenção Integral à Família.

IDOSOS NO ARRAIA DA BAIXA FECHADA







Os Jovens da terceira idade fizeram mais um Show, o público privilegiado desta vez foi a comunidade de Baixa Fechada, atendendo convite do conselho comunitário daquela localidade rural e sendo do interesse do Secretário Laete Oliveira e do Coordenador Edivar Mendes, como também dos Idosos, em levar as atividades realizadas com os mesmos para zona rural, a realização do evento no arraia daquela localidade foi muito bem aplaudida pelo público presente. Todos que participaram da organização do arraia e também muitos que estavam presente agradeceram e elogiaram A Prefeita Goreti, ao Secretário Laete e ao Coordenador Edivar pelo trabalho que estão realizando com os jovéns da terceira idade apodiense.

Comunidade: Sítio Cipó recebe visita da Prefeita e seus auxiliares












Aconteceu ontem a assembléia mensal da Associação Comunitária do Sítio Cipó I, na escola da comunidade. A associação se reúne mensalmente para discutir o fortalecimento das famílias associadas e garantindo assim o desenvolvimento da comunidade.

Os desafios a serem superados, as conquistas e as ações a serem cumpridas foram pautas da reunião que teve início as 9h:00min.

Estavam presentes na ocasião líderes políticos do município e representantes de algumas secretárias, como, Gorete Silveira – Prefeita; Klinger – chefe de gabinete; Moésio - secretário de Obras; Laete – secretário de ação social; Marcílio – secretário adjunto de ação social; Elthon Rosemberg – secretário de urbanismo; Junior Souza – secretário de Administração e Planejamento; Edvar – Coordenador do Centro do Idoso; Raimunda Ferreira – Secretária de Educação; Marilac – Apoio Pedagógico; e vereador Nilson.

Na oportunidade os representantes apresentaram as atividades já realizadas e em seguida foi feito uma discussão com a comunidade. Os temas mais discutidos foram o acesso aos programas sociais, o abastecimento d’água, a reforma da escola, o reparo das estradas, iluminação pública e a construção de um comunitário, para realização de atividades coletivas de jovens, mulheres e demais eventos da comunidade.

Os representantes se comprometeram em contribuir para a realização dos sonhos da comunidade. A reunião foi finalizada com os seguintes encaminhamentos: visita de um Topógrafo para avaliar o sistema de abastecimento de água, reposição das lâmpadas nos postes públicos, construção de passagens molhadas nas passagens dos rios (previsão para iniciar em novembro), reunião com pais de alunos e funcionários da escola com a secretária de educação e o apoio a construção da sede (orçamento 2011).

domingo, 11 de julho de 2010

IDEB destaca Escola Municipal de Apodi como uma das melhores do RN




De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação (MEC) esta encravada no território apodiense uma das melhores escolas do Rio Grande do Norte, principalmente do Médio e Alto Oeste Potiguar.

A Escola Municipal 12 de Outubro que funciona no bairro Malvinas, que atualmente atende a 450 estudantes, teve uma das melhores média do Estado na avaliação Ministério da Educação.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2009 aponta uma nota de 4,8 pontos para alunos do infantil ao 5º ano do ensino fundamental da Escola 12 de Outubro. Os dados apontam desempenhos considerados positivos, uma vez que a média internacional do Ideb é de 5,5 pontos.

De acordo com o diretor da unidade de esnino, professor, Gilmar do Carmo Carvalho, essa conquista vem a ser um trabalho em equipe entre professores, coordenadores, alunos e pais.

“Nossa equipe é unida e comprometida com a educação dos nossos alunos, pois é possível oferecer uma boa educação através de um trabalho pedagógico de qualidade feito por professores, coordenadores, alunos e pais”, disse o diretor Gilmar Carvalho.

Na Escola Municipal 12 de Outubro a preocupação não é apenas com o quesito Prova Brasil que coloca a escola em bons níveis no Ideb, mas sim com a freqüência dos alunos, participação nas aulas, buscando a aprendizagem e uma boa merenda escolar, participação da comunidade e a qualificação dos funcionários da unidade.

A direção da escola também tem buscado uma parceria direta com os pais dos alunos como forma de garantir ainda mais a assiduidade dos jovens na escola.

A Escola Municipal Professora Lindaura Silva que tem o professor, Gilvanilson Caetano como diretor, também se saiu bem na avaliação do Ideb, atingindo uma media de 4,4 pontos. Se destacando em todo oeste.

Segundo dados do Ministério da Educação em relação a 2007, houve avanço em 105 municípios do RN, 42 caíram, catorze ficaram com as mesmas notas e o restante não foi avaliado pelo MEC.

Na região Oeste, apenas os municípios de Apodi e Felipe Guerra apareceram com média de (4,5) liderando o ranking na região. As escolas que caíram no Ideb ou que permaneceram no mesmo patamar da pesquisa anterior deverão receber recursos extras do Ministério da Educação para atingir as metas de qualidade no ensino.

Para a prefeita de Apodi, professora, Maria Goreti da Silveira Pinto (PMDB), o resultado é muito importante para mostrar para a população a importância da boa qualidade da educação oferecida pela rede municipal de ensino, formada por bons professores, diretores e excelentes alunos.

“Nossa administração valoriza os professores e temos buscado investir cada vez mais nas escolas, posso dizer com orgulho que as nossas escolas estão de parabéns e sendo reconhecida pelo Ministério da Educação”, comentou a prefeita bastante entusiasmada.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

segunda-feira, 5 de julho de 2010

POLÍTICA DE APOIO A CONVIVÉNCIA SOCIAL DO IDOSO TEM 100% DE APROVAÇÃO







O trabalho realizado, pelo Núcleo de Apoio ao Idoso, Secretária de Desnvolvimento Social e Prefeitura do Apodi, em prol de melhor qualidade de vida a pessoa idosa, está rendendo exelentes resultados, Os Idosos participam de atividades que promovem a inclusão social, prevenção a saúde, o conhecimento referente aos seus direitos, lazer, cidadania e dignidade. O Objetivo desejado está sendo alcançado o que confirma esse dado é a satisfação exposta nos olhares, sorrizos, grande procura por inscrição e relatos dos Idosos assistidos pelo programa e pelos familiares dos mesmos, através dessas observações a aprovação referente ao trabalho desenvolvido frente aos Idosos é de 100%, A Prefeita Gorete Silveira, O Secretário Laete Oliveira e o Coordenador Edivar Mendes estão muito satisfeitos com os resultados relatados e pretendem extender ainda mais as ações de apoio ao Idoso.

domingo, 4 de julho de 2010

Prefeitura do Apodi implantará projeto de prevenção contra as drogas

Preocupada com o avanço das drogas que atinge não só o município de Apodi, mas todo o país, a prefeita, Goreti Silveira Pinto (PMDB) vem montando uma estratégia de trabalho para orientar as famílias, crianças e adolescentes sobre o uso indevido do álcool e outras drogas.

A prefeita Goreti Pinto já se reuniu com o professor Anselmo Rodrigues da Costa, presidente do Conselho de Entorpecentes de Mossoró, Raimundo Brandão Lopes, escritor na área de prevenção ao uso e abuso das drogas e autor da cartilha “As fábulas das drogas”, secretários de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Laete Oliveira, Administração e Recursos Humanos, Antonio de Souza Maia Junior, Gabinete Civil, Klinger Pericles Pinto Diniz, com o objetivo de implantar um projeto no município desenvolvido por meio de palestras e oficinas nas escolas da rede municipal com professores, pais e alunos, mostrando os problemas que as drogas geram nas famílias.


O projeto é de autoria de Raimundo Brandão Lopes, escritor na área de prevenção ao uso e abuso das drogas e autor da cartilha “As fábulas das drogas”.

Em Apodi o projeto devera ser desenvolvido através da Prefeitura Municipal via Secretaria Municipal de Educação, com apoio das secretarias de Saúde e Assistência Social e parceria com Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Articuladores do Selo UNICEF e as Policias Militar e Civil, respectivamente.

A prefeita de Apodi vai implantar o projeto em Apodi. “Estamos preocupados com o uso indevido do álcool e outras drogas e com a busca de alternativas para a diminuição do sofrimento de jovens e famílias atingidas pela dependência química, vamos levar esse projeto as escolas do nosso município”, comentou a prefeita Goreti Pinto.

No dia 12 de julho, acontecera uma nova reunião em Apodi com a prefeita Goreti Silveira Pinto, secretaria Municipal de Educação, professora, Raimunda Freira, secretario de Saúde, Ivanildo Lima, Assistência Social, Laete Oliveira, e parceria como Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Articuladores do Selo UNICEF e as Policias Militar e Civil, respectivamente, professor Anselmo Rodrigues da Costa, presidente do Conselho de Entorpecentes de Mossoró e o escritor, Raimundo Brandão Lopes.

Em Apodi tanto a Policia Civil quanto a Militar vem realizando excelente trabalho de combate ao trafico de drogas, inclusive com a prisão de vários traficantes, mas é necessário que as crianças e adolescentes recebam esclarecimentos sobre os riscos que as drogas levam a vida humana.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

APODI GARANTE INCLUSÃO SOCIAL, LAZER E CIDADÃNIA AO IDOSO




Realizou-se nessa Quinta feira, 01/07/10 na AABB,o arraia da terceira idade, o evento foi de grande porte e contou com a presença de uma grande multidão de idosos, na ocasião estiveram como visitantes idosos de diversas localidades do nosso e de outros municipios, os mesmos não pouparam elogios ao Secretário Laete, ao Coordenador Edivar e a Prefeita Gorete, diziam eles:o melhor grupo de idosos entre os que conhecemos é o do Apodi; Esse reconhecimento é importante, pois incentiva ainda mais o interesse da Prefeitura, da Secretária de desenvolvimento social e do Núcleo de apoio ao Idoso, nesse grandioso e necessário trabalho para todos os meios sociais.