sábado, 15 de maio de 2010

CUIDANDO COM RESPONSABILIDADE













Os Idosos cadastrados no Núcleo de Apoio ao Idoso, estão sendo beneficiados com uma minuciosa avaliação física, com o fim de detectar necessidade e capacidade particulares, para que assim cada um possa praticar atividades físicas com segurança, sem o risco de prejudicar a sua saúde ,mas sim, que traga a cada um deles vigor, agilidade física, melhor raciocinio e mais satisfação pela vida. Desde 2009, o Núcleo de Apoio ao Idoso tem adotado essa política de melhor servir a pessoa idosa, se preocupando acima de tudo com o seu bem estar.
As avaliações realizadas são: ANAMNESE; a professorade educação física faz uma entrevista ao Idoso, com a intenção de diagnosticar possiveis doenças. O resultado possibilita a montagem de um programa de treinamento de acordo com a necessidade e capacidade do Idoso.
AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA-IMC; para avaliar oestado nutricional da pessoa idosa, de acordo com o resultado o idoso é encaminhadopara aconpanhamento com nutricionista.
AVALIAÇÃO DE EQUILIBRIO E MARCHA; o teste é capaz de avaliar as condições vestibulares ou do equilíbrio e da marcha da pessoa idosa, se necessário o idoso será encaminhado para o exercicio físico adequado.
TESTE DE CAMINHADA DE 1600m; este é um meio eficaz de estimar a capacidade cardiorespiratória da pessoa idosa.
AVALIAÇÃO DE DEPRESSÃO GERIÁTRICA; a avaliação é feita através da escala de depressão geriatrica que não substitui uma entrevista dignóstica realizada por profissional da área da saúde mental. É uma ferramenta útil de avaliação rápida para identificação da depressão em idosos. De acordo com o resultado o idoso será emcaminhado para uma avalição psuicológica específica.

Todos os testes são feitos pela professora de educação física Janimeiry Nunes da Costa Lima, especialista em fisiologia do exercicio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário